sábado, 1 de agosto de 2009

Diferenças básicas

É claro que as diferenças entre homens e mulheres diminuíram bastante com o decorrer dos séculos. Mas, eu acredito que homens e mulheres nunca, em gerações, vão se compreender. Entender, talvez, mas compreender, nunca.
E, digo isso, não pelos abismos que são impostos pela sociedade quando o assunto é a Guerra dos Sexos, mas pelas pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia, especialmente, de um casal. Sabe aquele atraso dele no momento mais inoportuno? Ou aquela carência excessiva dela na hora do futebol?
Então, é dessas coisas que estou falando. As coisas que não fazem um casal chegar ao término, mas te colocam em situações que é preciso respirar fundo e contar até dez, às vezes, até vinte, que é para não perder a linha.
Porque namorado(a), marido/esposa, não é parente de verdade, sangue do seu sangue. Não é aquela pessoa que você pode gritar, xingar e esperar porque depois tudo estará bem novamente. Não! Com ele tudo é diferente. E você só aprende a lidar com certas situações com o tempo, vivendo cada uma delas e esperando a reação do seu companheiro.
Se prestarmos bastante atenção, (e espero que este texto não tenha uma opinião que favoreça algum dos lados) as mulheres, como já tido acima, são sempre mais carentes. E, digo mais, nunca estão satisfeitas. Não importa o que o homem faça, quando algo estiver fora dos trilhos, ela nunca vai se lembrar do quão bom ele foi naquele dia que ficou com ela enquanto ela estava com conjuntivite, correndo o risco de contrair também. Ela só vai conseguir pensar em como ele está sendo insensível com ela naquele momento. Ou seja, ela sempre precisa de mais mimo, mais atenção, mais carinho e mais cuidado. E, qualquer deslize, pode ser suficiente para desencadear aquelas DR’s (discussões do relacionamento) sem fim.
E por que elas gostam tanto de ficar discutindo o relacionamento? De ficar perguntando coisas que já passaram há séculos? E, pobre do homem que tem que pensar em cada frase com todo cuidado para que ela não fique magoada ou ache que não é boa o suficiente para ele.
Mas, tudo bem, já que a mulher gosta tanto de falar, e isso já está comprovado, por que o homem, por sua vez, se mostra tão indiferente em tantos momentos? Digo, naquele dia em que a mulher, sem querer, falou alguma coisa ofensiva na frente de outras pessoas, e ele passou o resto da noite fingindo que ela era um fantasma. Aí vem a pergunta: “Meu amigo, se eu fiz algo errado, sem ao menos ter percebido, como vou descobrir se você não falar?” Porque dizem tanto que a mulher quer que o homem tenha poderes paranormais e descubra o que ela pensa, mas, começo a contestar e a dizer que o homem, também, começou a usar essa arma.
E, posso afirmar, que o mesmo poder que o homem tem para ser indiferente, é o poder que as mulheres possuem para contar ao mundo em um minuto que o companheiro dela fez coisas imperdoáveis na última semana. É incrível como uma mulher pode envergonhar um homem em pouquíssimo tempo e, depois de tudo, ainda achar que estava certa. Quer acabar com um homem, experimente ferir o seu orgulho.
E, claro, orgulho esse que nunca pode ser deixado de lado, nem que seja para um pedido de perdão. Junte a indiferença e o orgulho e você verá que bela mistura pode acontecer. Nem adianta achar que, mesmo que ele esteja errado, ele irá voltar atrás e tentar ter uma conversa civilizada para que as coisas se resolvam. Se é isso que você está esperando, pode desistir. Chega a ser interessante como eles preferem te deixar em casa e ir embora do que ter que conversar com você para esclarecer as coisas. E o pior, é que a mulher, por ser mais sensível, como já foi dito acima, por vezes, passa a noite em claro, pensando em como ele pôde ter a deixado tão magoada.
E o pior, é quando a mulher ouve o sujeito dizer que também fica chateado quando eles discutem, mas que no dia seguinte tudo está novo de novo. Quer dizer, eles parecem ter o poder de esquecer as coisas com uma facilidade sobrenatural.
Então, chega o outro dia, e vocês marcaram de se encontrar às 19h, e, surpresa, ele chega quase às 20h. Pode acreditar, minha amiga, isso não acontece só com você. Acredito que todos os homens já nasceram com os relógios atrasados. Não digo o relógio com ponteirinhos que faz tic AC, estou me referindo ao relógio biológico. Aquele que, sabe-se Deus porque está sempre parecendo corresponder a outro fuso horário.
Muitas vezes a mulher tenta fingir que isso não aconteceu para não causar discussões sem necessidade, afinal, ela até já se acostumou com o jeito dele de ser. Mas, por favor, meu caro leitor do sexo masculino, não faça isso por muitas vezes consecutivas, porque senão, volto a dizer, seus ouvidos ficarão cheios das reclamações dela.
Voltando ao assunto citado no início desse texto: futebol. Por que, meu Deus, por que, as mulheres têm tanta implicância com o futebol? É uma paixão nacional, já se diz por aí. Então, para que criar mais problemas, simplesmente, por que o cara está afim de ver um futebolzinho? Você, mulher, não consegue entender o motivo dele ficar vendo “não sei quantos caras” correndo atrás de uma bola. Mas, entenda, isso dá prazer para ele. E, pode ter certeza que vai muito além do seu pensamento de caras atrás de bola. Existem regras, discussões, coisas que você pode não entender, mas que fazem sentido para ele. Se aquilo não te agrada, ótimo, é direito seu, mas vai fazer outra coisa enquanto ele assiste, se ocupar de outra atividade, ver um filme de comédia romântica.
Ah! Bom falar disso. Homens gostam de futebol e mulheres gostam de filme de comédia romântica. Certo? Então, me dirijo mais uma vez às mulheres. Alguma vez ele te obrigou a sentar o bumbum no sofá e acompanhar com ele cada minuto daquela coisa que você não entende nada chamada futebol? Pois, me responda, então, por que você pensa que ele tem a obrigação de assistir aos filmes com você? E mais, por que você fica brava quando a mocinha morre e ele não derrama uma lágrima?
Será que é tão difícil entender que homens não choram? Pense comigo: se eles não choram nem na vida real, o que os levaria a chorar vendo um filme água com açúcar? É a mesma coisa que você começar a falar com o técnico do seu time pela televisão (coisa que só eles fazem. E me parece que eles pensam que o cara está, realmente ouvindo tudo e, pior, acatando as opiniões dele).
E, ainda sobre os filmes melosos, não se engane, aquilo é um filme. Mesmo que algumas coisas, realmente, possam acontecer na vida real, não espere que seu parceiro aja como em uma daquelas cenas que o mocinho se lança na frente de um tiro que vinha em direção à mocinha. Isso pode até acontecer. Mas, você não vai querer testar, vai?
Outro detalhe comum entre os casais é o fato da mulher sempre se programar para tudo e o homem viver cada dia de uma vez. Muitas vezes é comum ver a mulher com anotações na agenda, pensando no que vai fazer no feriado que será daqui a três meses e o homem, por incrível que pareça, só vai se tocar daquele feriado quando perceber, dois dias antes, que vai ter folga no trabalho.
Mas, é aí que as diferenças começam a diminuir. Você, mulher, quantas vezes já se viu fazendo anotações na sua agenda com compromissos dele? E, então, foi você quem o fez lembrar que tinha que estar tal hora, em tal lugar. Se não fosse pela sua atitude, talvez ele tivesse perdido algo importante.
Mas, além de fazer isso, também não custa nada tentar, eu disse tentar, ver uma partida de futebol ao lado dele. Se não gostar, não precisa repetir. Mas, quem sabe você não acaba descobrindo uma nova coisa legal que existe no mundo. Mas, não faça isso achando que ele vai querer e apreciar ver filmes com você. Isso é pouco provável. Então, tente achar algum gênero de filme que combine com os dois e desfrutem momentos juntos. Quanto aos seus filmes de amor, veja-os quando ele não estiver por perto. Afinal, é impossível que vocês fiquem vinte e quatro horas do dia juntos.
Agora para os homens. Vamos pensar de outra forma: homem não se atrasa, consequentemente, mulher não reclama. Não estou defendendo o lado feminino, apenas, é incontestável que o atraso não é bom. Afinal, homem, você se atrasa para uma entrevista de emprego? Ou quando vai jogar futebol e ele tem horário para começar e se você atrasar fica de fora? Não e não. Então, não há motivos para atrasos quando marcou algo com sua companheira. Se não pode chegar no horário combinado, é simples, ligue avisando. Ou melhor, comece a pensar se você poderá cumprir com o planejado, caso contrário, marque um horário mais tarde e pronto, seus problemas estarão resolvidos.
Você, também pode parar e analisar que as mulheres são sensíveis e nunca deixarão de ser (assim como você nunca vai deixar de gritar com o técnico) e conversar com ela antes de deixá-la sozinha depois de uma discussão. Se para você tudo fica bem quando o sol nasce, talvez para ela não seja assim. E, pode acreditar, mulher quando fica triste, fica triste mesmo. E, não é pedir muito colocar aquele belo sorriso que você tanto gosta no rosto da pessoa que você ama. Por isso, aprenda que orgulho não vai te fazer ser o machão. Talvez isso só faça as coisas piorarem entre você e sua parceira.
Mulheres, sensíveis sim, mas será que dá para deixar de fazer escândalo? Ninguém precisa saber que vocês dois brigaram na noite anterior e agora ele acha que está certo. E não é do interesse de mais ninguém o quanto ele é indiferente e orgulhoso. Controle-se! Se você não fizer isso, não fere o orgulho dele, ele não fica indiferente, você não sai arrasada no final da noite, ele não vai te dizer que não se importa e, no final, o lucro vai ser seu, que não vai precisar passar a noite em claro pensando besteiras.
Enfim, quem tem a fórmula para que os detalhes não interfiram na vida de um casal? Acho que ninguém. Mas, não custa tentar. Se cada um fizer sua parte, talvez as chateações diminuam e as diferenças se tornem algo ainda mais irrelevante. Mas, quer saber? Seja sempre você mesmo. E se as discussões acontecerem, aprenda a lidar com elas e esteja preparado para todos os momentos.


Thalita Costa

Um comentário:

  1. Priima, ta de parabéns! :)
    eu adooro seus textos!
    tentei te seguir aqui, mas isso é mt pra minha cabeça! hahaha!
    te amooooooooo :* sucesso!

    ResponderExcluir